HISTÓRIA DA BETIM CULTURAL

A Revista Betim Cultural surgiu em agosto de 2008 como Revista de Letras & Poesia. Na época aconteciam as eleições dos Diretórios Acadêmicos da PUC Minas Betim. Farto de politicagem e falta de ações sociais, Tiago Henrique, aluno do curso de Letras decidiu por iniciativa própria publicar 300 exemplares do que viria a ser o periódico mensal citado, essa tiragem foi elaborada em apenas uma folha A4 dobrada ao meio, contendo apenas textos do próprio fundador.

A idéia foi apresentada às instituições de Ensino Superior da cidade de Betim-MG: PUC MINAS, PITÁGORAS e UNIPAC, que autorizaram a distribuição gratuita da revista em suas sedes. Em seguida, esse empreendimento foi apresentado à alguns comerciantes que apoiaram a iniciativa.

Com a boa aceitação do intento, variados autores foram e são convidados a expor seus textos, com isso começaram as participações fixas do Colunista: Fernando Aguilar e do Desenhista: Lucas Vinicius. Logo após algumas edições, os leitores começaram a interagir com esse mensanário, e devido à abrangência de público alcançado, foi decidido que a Letras & Poesia, transformaria-se na Revista Betim Cultural, visando uma abertura temática textual mais diversificada, assim como um maior alcance de público participante.

Posteriormente, mais três colunistas passaram a escrever para a Betim Cultural, sendo eles: Tiago Henrique, Bia Lima, e Elizangela Santos. Com o notável crescimento do projeto, em junho de 2009 a revista começou a ser distribuída também na UNINCOR, outra grande instituição de ensino superior do Brasil.

Ao completar um ano de fundação a RBC integrou mais dois colaboradores: Cristiano de Oliveira, que assumiu o posto de desenhista/ilustrador, antes preenchido por Lucas Vinícius; e Priscila Silva, revisora gramatical. Nessa fase do projeto algumas mudanças marcaram novamente a história da revista, Flávia Soares assumiu o editorial e a revisão, Edie Shibumi deu inicio ao Observatório, antes Coluna da Bia, escrita por Aline de Azevedo sob o pseudônimo Bia Lima; e Marina Clemente e Thiago Paiva estrearam como colunistas.

Já as vésperas de entrar no 3º ano, com o apoio da Fundação Artístico Cultural de Betim (Funarbe) - Órgão da Prefeitura Municipal, a RBC publicou sua primeira tiragem de 1.000 exemplares, nessa realização a revista ampliou seus pontos de distribuição, ganhou mais 4 páginas e modernizou seu visual. Para tanto, Lucas Diniz, integrou o intento, contribuindo com o projeto gráfico e a diagramação da revista, assumindo também uma página de fotografias de sua autoria. Nesse crescimento, Suellen Oliveira colaborou em uma edição como colunista social e a seção RBC Entrevista foi atualizada,

Partindo para o 2º semestre de 2010, Silvia Prata integrou a equipe de colaboradores da Betim Cultural, escrevendo para a coluna Estados do Brasil. Leonardo Dias passou a assinar a Ambiental, Edie Shibumi avocou a redação dos textos da Série Personalidades e Ana Claudia começou a seção Memória de Betim.

Atualmente a equipe da Revista Betim Cultural é composta diretamente por 11 profissionais.

Com esse andamento, sistematicamente a RBC acompanha a sequência de edições da antiga: Letras & Poesia, afinal, tudo começou com ela; lembrando que os 300 papeis A4 dobrados ao meio, multiplicaram-se circulando também em versão online - www.betimcultural.com.br - onde pode ser visualizado todo o conteúdo já publicado.



REVISTA BETIM CULTURAL
Desde agosto de 2008 - Release atualizado em dezembro de 2010